quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Destralhe e comece a organizar-se!

Tenho recebido vários e.mails e mensagens de pessoas que querem começar a organizar-se, mas não sabem muito bem como começar. O segredo é simples! Comece por destralhar!


Imagem retirada da internet
Quantas vezes olhamos em redor da casa e tudo parece claustrofóbico, desarrumado e sem um sentido prático e ordenado, que nos deixa stressados e com um sentimento de culpa enorme porque não conseguimos organizar aquilo, que muitas outras pessoas o fazem, tão bem e sem esforço.

Como já referi em outros posts sobre organização, destralhar é a palavra-chave. Sem destralhar é impossível organizar-se, até porque tralha não se organiza!

Este processo pode demorar algum tempo, e muitas das vezes como é um processo longo, leva a que a maioria das pessoas fique desanimada e deixem de o fazer, mas acredite, o resultado final compensa. Destralhar dá-nos aquele impulso, que faltava para começar todo o processo de organização.

Crie um plano de destralhe, para que o leve até ao fim, e visualize o resultado final, para que o ânimo não arrefeça e para que possa posteriormente usufruir de energias positivas. Sim, porque menos coisas criam uma sensação de liberdade, amplitude e aconchego, que tanto precisamos quando chegamos a casa, depois de um dia de trabalho. Além que o lema “menos é mais”, resfria a tendência desenfreada do consumismo, tão presente no mundo de hoje.

O plano consiste, em anotar tudo aquilo que quer destralhar, por divisão ou espaço da casa, que está a mais. 

Uma boa ajuda é pesquisar em blogs ou livros para o motivar neste processo. É certo e sabido, que quando lemos alguma coisa sobre determinado assunto que nos interessa, dá-nos logo uma enorme motivação para começar (pelo menos é o que acontece com a maioria das pessoas, eu incluída).

Tralha é tudo aquilo que deixou de ser usado, que tem a mais e não usa, coisas estragadas, pequenas coisas que pairam pela casa e que nada nos trazem de bom, tais como:
  • Roupa e calçado que não nos serve, ou que nunca usamos (doe ou deite fora, caso esteja estragada).
  • Folhetos de supermercado e outros que abundam na nossa caixa do correio.
  • Eletrodomésticos avariados e que teimamos em guardar.
  • Coisas partidas sem conserto.
  • Objetos em duplicado.
  • Louça lascada.
  • Telefones, telemóveis e computadores velhos.
  • Fios elétricos, cordas e cordões, que já não tenham utilidade.
  • Livros, revistas e jornais que não tenham mais qualquer interesse.
  • Coleções disto e daquilo. Muitas das vezes nem olhamos mais para as coleções que fazemos, ficam enfiadas em sacos ou caixas, sem nenhuma visibilidade, ocupando um espaço precioso.
  • Pacotes vazios e papeis, etc.
  • Cosméticos, remédios e comida fora de prazo.
  • Decoração e móveis excessivos.
  • Prendas que lhe foram dadas e que não gosta (pode sempre doar a alguém que lhe dê uso).
Em suma, tudo aquilo que deixou de ter interesse ou uso na nossa vida e que só a prejudica, tanto visualmente como emocionalmente.

Destralhar diariamente é um hábito indispensável, a adicionar à nossa rotina do dia-a-dia, para evitarmos a acumulação.

Destralhar implica não perdermos tempo com coisas, que pouco ou nada significam na nossa vida, além de, "muito importante", não perdermos o nosso tempo a tentar arrumar, o que não tem um espaço previamente definido. 

Destralhar é simplificar, deixar que novas coisas entrem em nossa casa sem a sobrecarregar, criando um fluxo de energias positivas e uma harmonia, tão necessárias para uma vida mais feliz e calma.

Espero que este post seja a alavanca de que precisa, para começar a organizar-se!

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

1 comentário:

  1. É o que é preciso aqui em casa. Vamos ver se arranjo coragem durante as férias de natal

    ResponderEliminar