quarta-feira, 28 de junho de 2017

Organize o seu armário

Este post foi feito a pedido da querida leitora Daniela Silva. É sempre um prazer partilhar e ajudar com dicas que facilitem o dia-a-dia, já de si tão complicado com tantas solicitações e afazeres!

Há dois objectivos importantes no que toca a organizar um armário. O primeiro é que tudo fique prático, acessível e harmonioso, o segundo a importância da visualização de todas as peças para que estas não fiquem “escondidas” e deixem de ser usadas.
Imagem retirada da Internet
Um armário organizado faz-nos ganhar imenso tempo, principalmente quando estamos com pressa e procuramos algo específico para vestir.

Todos sabemos que a organização do armário facilita o nosso dia-a-dia, além de nos dar uma noção exata da roupa que temos.

Vamos então às dicas, para manter o armário sempre organizado:

A primeira dica é, como não podia deixar de ser, destralhar tudo aquilo que não é mais usado, que não serve ou que está estragado e não tem arranjo.

Destralhar é o primeiro passo, para quem quer organizar devidamente o armário, e queira mantê-lo organizado.

A organização do armário depende de dois fatores, o seu tamanho e a quantidade de roupa que temos para arrumar. É impossível guardar muita roupa quando temos um armário minúsculo, tudo deve ter as proporções certas.

Uma boa opção quando se tem um armário pequeno é guardar a roupa, conforme a estação do ano. Isto é se estamos no verão guardamos a roupa de inverno na parte de cima do armário ou em malas. Apesar que eu sou a favor de guardar sempre a roupa que não está a ser usada, independentemente se temos muito espaço no armário. Desta é mais fácil organizá-la para que fique prática e visível, além de ajudar a conservar melhor a roupa e evitar que fique amarrotada.

Depois de destralhar, chegou a hora de limpar o armário e pensar na sua organização.

Para personalizar o armário pode forrá-lo com papel autocolante da sua preferência. Fica muito bonito e é mais fácil de limpar.


Imagem retirada da Internet
Um armário deve ter um espaço para pendurar roupa, prateleiras, gavetas e se possível uma parte para colocar calçado.

Cada peça de roupa deve ter um lugar específico para que saibamos sempre onde estão guardadas todas as peças e não percamos tempo à sua procura.

Organizar por tipo e por cor (cores claras para as mais escuras) é a melhor forma, para que seja automática a sua visualização.

Coloque as peças mais usadas na frente e as menos usadas atrás. Roupa usada só em ocasiões especiais deve ficar guardada na parte de cima do armário, devidamente organizada e identificada.

O que pendurar:

Vestidos, saias, blazers, calças sociais, casacos, camisas e blusas devem ser pendurados em cabides iguais para que haja harmonia e ganhe espaço. Para mim, cabides de madeira são os mais bonitos, apesar de ocuparem um pouco mais espaço.

Os ganchos dos cabides devem ficar virados para o fundo do armário, para que ao retirar os cabides seja mais fácil.


Imagem retirada da Internet
Evite colocar mais que uma peça no mesmo cabide para que fiquem todas visíveis. Caso não seja possível, pendure no máximo duas peças, mas que sejam de categoria semelhante, camisas com camisas, etc.

Use elásticos ou velcro nos cabides para pendurar peças mais moles, para evitar que caiam do cabide.


Imagem retirada da Internet
O que dobrar:

Camisolas e casacos de malha, t-shirts, shorts, leggings, pijamas, gravatas, roupa interior, fatos de banho, bikinis e meias. As calças de ganga também podem ser dobradas ou enroladas, e colocadas em prateleiras ou gavetas, e assim ganhar espaço nos cabides.
Imagem retirada da Internet
Os lenços e écharpes, gravatas e cintos, podem ficar pendurados na porta do armário, para poupar espaço nas prateleiras ou gavetas.


Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Caso não tenha muitas gavetas, pode sempre optar por usar caixas em prateleiras, que podem muito bem ser usadas como gavetas.

Esta é também uma boa opção para quem tem poucas prateleiras. Este organizador pode ser comprado no Ikea.
Imagem retirada da Internet
É preferível usar caixas transparentes para que o seu conteúdo seja visível.

Separe por gaveta cada tipo de roupa, ou use separadores caso a gaveta seja grande e queira guardar outras peças diferentes.

Dobre as cuecas tipo envelope e coloque-as em fileiras não esquecendo a cor.


Imagem retirada da Internet
Os soutiens devem ser guardados abertos para que não se deformem.


Imagem retirada da Internet
Meias não devem ser enroladas uma dentro da outra, para não estragar os elásticos, junte os pares e dobre-as ou enrole-as uma sobre a outra. Coloque-as também em fileiras e por cor.
Imagem retirada da Internet
Organize as peças nas gavetas na vertical, desta forma tudo ficará visível e mais ordenado, além de poupar imenso espaço nas gavetas.

Imagem retirada da Internet
Os calçado deve ficar guardado em caixas, se o guarda junto à roupa. Aqui há duas boas opções: Em caixas opacas, para melhor os identificar, tire uma fotografia ao calçado e cole-a na parte da frente da caixa, fica o máximo! Isto claro, se tiver paciência para o fazer!
Imagem retirada da Internet

A outra opção é guardá-lo em caixas do Ikea que têm um visor transparente. É o que eu tenho no meu armário e recomendo vivamente!
Imagem retirada da Internet
Há também outras excelentes opções para guardar calçado, isto para quem tem um armário grande ou uma sapateira.
Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
As botas devem ser guardadas de pé, e com enchimento (use garrafas de plástico de 1,5l) para que não se deformem, caso não seja possível, opte por deitá-las em caixas.
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Por último, use e abuse de organizadores, não precisam de ser organizadores caros ou comprados, o que é importante, é que funcionem.

Para que a roupa fique sempre a cheirar bem:
  • Nunca guarde roupa já usada sem a arejar primeiro, durante umas horas.
  • Coloque saquinhos de cheiro, nas gavetas e zona dos cabides.
  • Use um amaciador de roupa do seu agrado e que deixe um cheirinho prolongado, como é o caso do Comfort  lírios e morangos, veja o meu post sobre este amaciador, clicando AQUI.
Espero ter correspondido ao pedido da Daniela, de forma clara e precisa, e devo confessar que é sempre um prazer atender a um pedido duma leitora!

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário